Não obstante ao atual avanço quanto às ferrovias com o novo Marco Regulatório contemplando o novo modelo de autorizações ferroviárias, entendemos que ainda há muito a avançar para o equilíbrio da Matriz de Transpores Brasileira, em especial a Navegação fluvial, fundamental para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e grandes volumes de cargas e passageiros.
O “Circuito Nacional dos Diálogos Hidroviáveis”, prevê ações de forma planejada para sustentar as discussões e soluções relativas à navegação interior durante o ano, de forma continuada.
Conhecer e discutir sobre a realidade atual, notadamente às questões relativas ao meio ambiente, regulação e Poder Público, entre outros, contribuirá para a formação de opinião, provocando a elaboração de políticas públicas de Governos e a apresentação de projetos que venham aportar investimentos no modal.
No momento em que se inicia um novo Governo, creditamos como de fundamental importância trazer à baila as discussões que envolvem o incremento à utilização das Hidrovias para o transporte de mercadorias e passageiros, de forma a fomentar a participação do modal na matriz de transportes brasileira e a implementação da infraestrutura necessária para suportar esse fluxo.
Já realizamos com sucesso o evento de abertura, na noite do dia 22 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Água, nas instalações da Mútua, em Brasília e no dia 23 de março um dia intenso de debates técnicos que precederam as discussões que serão realizadas nas localidades servidas com potencial de utilização dos rios para o transporte de mercadorias, passageiros e turismo.
O calendário foi elaborado de forma colaborativa pela ADECON, Executiva, Movimento Pró-logística do Mato Grosso e a FRENLOGI, dedicada à tramitação destes assuntos no Congresso Nacional. É fruto do amadurecimento e do diagnóstico levantado nos debates das edições anteriores, que estabeleceram prioridades de demanda e gargalos, evidenciando as regiões que deveriam ser visitadas para o devido aprofundamento e proposição de soluções para as questões apresentadas. O propósito é atuar na resolução das demandas e gargalos que prejudicam a navegabilidade e a segurança.
Como as realidades são diferentes, a estratégia adotada foi a elaboração de temas dos debates conforme a demanda, promovendo maior participação da comunidade e aderência aos seus anseios. Em Brasília, serão abordados temas de repercussão nacional, que afetam todas as hidrovias. Na fase regional, as temáticas já debatidas vão se ajustando às realidades locais, mantendo coerência e linearidade com os avanços conquistados, e serão a base para elaboração da programação dos debates.