Circuito Diálogos Hidroviáveis

O PROGRAMA

Desde 2017 temos promovido uma série de debates públicos denominados “Diálogos Hidroviáveis – Programa de Integração de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável da Navegação e das Hidrovias Brasileiras”, visando o fomento da navegação fluvial no Brasil. Já foram realizadas 15 edições presenciais e 10 Webinários, com  público total de 4000 pessoas.

A independência política e econômica, e a relevância dos temas debatidos em cada edição solidificaram a imagem de seriedade e sucesso do projeto, aglutinando parcerias e respeitabilidade desde então, ratificando sua gênese: ser um projeto de estado, e não de governo. Isto pode ser comprovado pelo amplo leque de empresas e entidades que apoiaram esta iniciativa.

O PROBLEMA

A utilização preponderante do modal rodoviário principalmente para o transporte de commodities, e para grandes distancias, significa um alto custo para o estado e a sociedade brasileira. Modal que possui maior custo no transporte, maior emissão de poluentes, mas que repassa a sociedade e ao estado três outros custos muito altos a toda sociedade, que são: Os estragos que provocam com seus veículos pesados nas estradas federais e estaduais, o significativo número de acidentes e a necessidade de o estado subsidiar o óleo diesel para este modal.

O DESAFIO

Não obstante ao atual momento quanto às ferrovias com o novo Marco Regulatório contemplando o modelo de autorizações ferroviárias e que pode ter significado avanço, mesmo assim estará por muito tempo desbalanceada a utilização dos modais de transporte, ficando o rodoviário predominante. É nesse ambiente que os gargalos são explicitados e a necessidade de soluções se evidenciam. Melhor se estas vierem com uma visão integrada sobre a infraestrutura onde os modais possam se complementar, se for o caso, principalmente se vierem utilizando inovação e sustentabilidade.

A ESTRATÉGIA

Devido ao Brasil ser um país continental, cada região tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens se olharmos para a logística de transportes. Como as realidades são diferentes, a estratégia adotada será a tematização dos debates conforme a demanda, promovendo maior participação da comunidade e aderência aos seus anseios. Em Brasília, serão abordados temas de repercussão nacional, que afetam todas as hidrovias. Na fase itinerante, as temáticas vão se ajustando às realidades locais de cada região, mantendo coerência e linearidade com os avanços conquistados, e serão a base para elaboração da programação.

CASE DE SUCESSO

Onde efetivamente o modal hidroviário se estabeleceu, provocando concorrência, ele promoveu a redução real no custo de transporte. São os casos da Hidrovia Tietê Paraná no trajeto entre São Simão (GO) e Pederneiras (SP), e o grande destaque que é a utilização do corredor do Rio Tapajós, que em 2011 movimentou 700 mil toneladas de grãos, chegando a 12,5 milhões de toneladas em 2021, isso pelos municípios de Itaituba e Santarém no Pará.

A TRAJETÓRIA

O programa foi criado com o objetivo de apresentar o atual estágio de implantação desta infraestrutura, seu planejamento, entraves e impactos regionais e nacional, visando ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento deste modal, sua importância para redução do custo do frete, e sua contribuição para um transporte mais sustentável.

Este programa contou com o fundamental apoio da FRENLOGI – Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, dedicada à tramitação destes assuntos no Congresso Nacional, bem como com o patrocínio do BNDES em 2019. Neste período foram realizadas 15 edições presenciais e 10 webinários virtuais, a saber:

  • Brasília (DF) – março de 2017 – Auditório da CNA
  • Palmas (TO) – agosto de 2017 – Auditório da FENEPALMAS
  • Cuiabá (MT) – setembro de 2018 – Auditório da FIEMT
  • Rio de Janeiro (RJ) – dezembro de 2018 – Auditório da Capitania dos Portos
  • Brasília (DF) – março de 2019 – Auditório da CNA
  • Alfenas (MG) – julho de 2019 – Auditório da UNIFENAS
  • Três Marias (MG) – julho de 2019 – Terminal Turístico Mar de Minas
  • Pirapora (MG) – julho de 2019 – Auditório do Centro de Convenções
  • São Paulo (SP) – agosto de 2019 – Auditório do Instituto de Engenharia
  • Cuiabá (MT) – novembro de 2019 – Auditório da FIEMT
  • Belém (PA) – novembro de 2019 – Auditório da FIEPA
  • Webinários – setembro a dezembro de 2020 – 10 edições virtuais
  • Cáceres (MT) – outubro de 2021 – Plenário da Câmara de Vereadores
  • Brasília (DF) – novembro de 2021 – Auditório da MÚTUA
  • Alfenas (MG) – março de 2022 – Auditório da UNIFENAS
  • Florianópolis (SC) – maio de 2022 – Auditório da ACE

O CIRCUITO – PROJETO ESTRUTURADO

Por entender a relevância desse trabalho, ao longo dos últimos cinco anos, a ADECON em parceria com a EXECUTIVA incorporou o Diálogos Hidroviáveis em seu portfólio e propõe uma nova dinâmica, com a criação do CIRCUITO NACIONAL DOS DIÁLOGOS HIDROVIÁVEIS.

A realização do Circuito Nacional vem trazer à pauta um debate qualificado e contínuo sobre a melhor utilização dos modais de transporte e fomentar uma maior utilização do  hidroviário. Desvendar, desmistificar o porquê do pouco uso da navegação fluvial, em um país continental, que possui uma extensa  malha fluvial formada por grandes e caudalosos rios, e potencializado por ocorrer em um país que é um dos maiores produtores mundial de Commodities (grãos e minérios de ferro), produtos estes que possuem baixo valor agregado, grandes volumes, e que necessita muito de transporte de baixo custo.

CALENDÁRIO

  • Data: 22 e 23 de março de 2023, Dia Mundial da Água
    Local: Brasília – DF
    Tema: Planos e políticas do governo federal
  • Data: 02 de maio de 2023
    Local: Sinop – MT
    Tema: Arco Amazônico, desafios de manter o crescimento na movimentação de cargas / Acessos aos terminais e navegação
  • Data: 13 de junho 2023
    Local: Pederneiras – SP
    Tema: A hidrovia Tietê Paraná, derrocamento de Nova Avanhandava e segurança da navegação
  • Data: Data: 27 de julho 2023
    Local: São Paulo – SP (Cubo Itaú)
    Tema: Inovação e sustentabilidade na navegação fluvial brasileira e internacional / premiação Inovadores na Navegação Fluvial
  • Data: 31 de agosto de 2023
    Local: Belém – PA
    Tema: Arco Amazônico e segurança da navegação
  • Data: 20 de setembro de 2023
    Local: Goiânia – GO
    Tema: Hidrovia do Paranaíba/Tietê-Paraná / Derrocamento do Pedral Nova Avanhandava e ampliação de operações.
  • Data: 10 de outubro de 2023
    Local: Porto Alegre – RS
    Tema: Navegação na lagoa dos Patos e Mirim / Dragagem e concessão
  • Data: 07 de novembro de 2023
    Local: Porto Murtinho – MS
    Tema: Dragagem e concessão do rio Paraguai / Novos terminais
  • Data: 05 de dezembro de 2023
    Local: Furnas – MG
    Tema: Navegação de turismo e cargas no Lago de Furnas
Rolar para cima