Ministro João Carlos Parkinson e Dr. Adalberto Tokarski, debatem cargas e exportação no Corredor Centro-Norte com a Adecon. O Sr. Roland Klein, Presidente da Adecon abriu a reunião informando as atividades que a Agência, mesmo prejudicada pela quarentena, vem desenvolvendo e da extrema importância da participação do Ministro João Carlos Parkinson, Ministério das Relações Exteriores e do Dr. Adalberto Tokarski, Diretor da Antaq, ao contribuírem com o desenvolvimento do Corredor Centro-Norte.
O Sr. Renato Guimarães, Diretor da Adecon, complementou que ouviram vários players do setor em seguidas reuniões por videoconferência, fazendo um levantamento de várias informações, gargalos existentes e ações possíveis.
O Dr. Adalberto Tokarski, Diretor da Antaq, pautou sobre o fomento das exportações, principalmente por cargas conteinerizadas e destes gargalos. Citando que a saída Norte, especificamente o Porto do Itaqui, já tem o uso da ferrovia como logística sustentável, principalmente a nível de emissão de CO2, que é bem menor. Salientando que para começar a trabalhar com novos produtos, tal como biodiesel por exemplo, no qual a região do Corredor Centro-Norte já produz, mesmo que neste primeiro momento seja transportado pelo modal rodoviário. Acrescentou sobre a reativação da linha de contêiner no Porto do Itaqui, criando a possibilidade de viabilizar a exportação de carne para o mercado norte americano e europeu.
O Exmo. Ministro João Carlos Parkinson, iniciou pontuando que a movimentação de carga conteinerizadas no Brasil é ainda muito baixa e que precisa ser fomentada. Sinalizando que essas cargas conteinerizadas possuem suas dificuldades, sendo que uma delas é os Portos estarem preparados para recebê-las e nem todos estão fazendo, impactando nos indicadores portuários para a movimentação de contêineres. Colocou que outras questões não ligadas aos Portos, referem-se pelo time dos produtos e equipamentos. Disse também que é importante a abordagem sobre os compromissos das empresas garantirem a sustentabilidade social e ambiental, buscando certificações e acordos comerciais que possibilitem a exportação para os Estados Unidos.
O Ministro João Carlos Parkinson e o Dr. Adalberto Tokarski, foram convidados pela Adecon para participarem de uma videoconferência com o Comitê Gestor do Corredor Centro-Norte dentro de aproximadamente 21 dias e a data está sendo agendada.
Fonte da notícia: ADECON