Horário de Brasília18/01/2022

Porto do Itaqui é destaque no maior hub de inovação da América Latina

emap.jpeg

Na tarde desta quinta-feira (4), no Cubo Itaú, em São Paulo, o Porto do Itaqui marcou presença no Roadshow Integração e Desenvolvimento do Corredor Centro-Norte, que teve como tema Inovação no Setor Portuário. Promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (ADECON), o evento contou com a participação do presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago; do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski; do secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa; do diretor de Gestão e Modernização Portuária na Ministério da Infraestrutura Otto Luiz Burlier; e do presidente da ADECON, Roland Klein Jr.

Em sua fala sobre o Corredor Centro-Norte, Tokarksi destacou o pioneirismo do Porto do Itaqui no campo da inovação. “Só o fato de ter um porto moderno, com muita tecnologia, e uma ferrovia também moderna e tecnológica, já o torna bastante eficiente”.

O evento, com transmissão ao vivo pelo YouTube, foi aberto com uma apresentação do head de Inovação do Porto do Itaqui, Raul Lamarca, sobre o tema Cultura de Inovação e as Transformações de Mercado. Em seguida foi realizado o painel O Papel da Inovação na Logística e a sua importância para o Corredor Centro-Norte do Brasil, com mediação do gerente de Relações Internacionais da VLI, Fernando Kunsch.

Ted Lago apresentou as soluções desenvolvidas na primeira etapa do Porto do Itaqui Labs, o Programa de Inovação do porto público maranhense, focado na busca por melhorias em todo o ecossistema do porto, o que envolveu mais de 60 entes, entre empresas, organizações sociais e instituições de pesquisa, ensino. “O trabalho começa desde 2015, quando recebemos a missão de realizar uma gestão técnica e inovamos ao implantar um modelo de gestão que cuida de indicadores operacionais e financeiros sem perder de vista as relações com os atores, incluindo operadores, arrendatários, sindicatos de trabalhadores”, disse. “Inovamos em processos e avançamos na modernização da infraestrutura e operações. Estamos preparando o porto do futuro”, completou.

Após o painel foi realizada uma rodada de piches com propostas inovadoras para desafios do setor. Startups convidadas apresentaram soluções para atracação mais dinâmicas e seguras por meio de rebocadores inteligentes, integração de modais logísticos, arqueação por drones, dentre outras.

O Road Show Integração e Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte teve o patrocínio da Empresa Maranhense de Administração Portuária - Emap, da VLI Multimodal e da Granel Química. Com os apoios institucionais do Ministério da Infraestrutura – MINFRA, do Sebrae, da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO e Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso – FIEMT, além das Prefeituras, Câmaras Municipais, Sindicatos Rurais, Associações Comerciais das várias localidades.

Sobre o autor do post

Agência Adecon

.

.

Postagens no blog

print1.jpeg
Estatístico Aquaviário 2020
  • Por Agência
  • |
  • 11 de Maro
Saiba Mais
cabotagem-porto-895x597.jpeg
PL barateia rotas marítimas.
  • Por Agência
  • |
  • 13 de Agosto
Saiba Mais
flyer-road-show-v1resultado.webp
Desenvolvimento Centro-Norte
  • Por Agência
  • |
  • 23 de Agosto
Saiba Mais