Institucional

Na década de 90 o Governo Federal instituiu os denominados Eixos de Desenvolvimento, neles se distiguindo o Eixo do Araguaia-Tocantins. Com o avanço da Ferrovia Norte-Sul, integrada a Ferrovia Carajás, o Corredor que até então se referia mais a este Eixo, consolidou-se como Corredor Centro Norte.

A ADECON é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que foi criada com o intuito inicial de apoiar o desenvolvimento do que se compreende como Corredor Centro Norte. Com iniciativas tanto nas áreas públicas, executivas e parlamentares, bem como, na iniciativa privada. Todas em prol do desenvolvimento sustentável dessa região.

Diante do estudo das novas perspectivas de infraestruturas de transportes, realizada pelo Governo Federal em 2017, voltada para a identificação de Corredores Logísticos Estratégicos no âmbito do território nacional, os objetivos atuais é atuar na implementação dos traços da multimodalidade dotando todo o país de um sistema de transportes adequado, integrado, seguro, eficiente e com o menor custo.

Sempre foi nossa vocação a defesa da multimodalidade e por a instituição vir evoluindo gradativamente, já que antes era um Eixo, passou a defender um Corredor e atualmente interage com outros Corredores Multimodais, esta vocação tornou-se convicção de que o caminho é a ampliação do raio de atuação.

Missão - Como queremos contribuir com o desenvolvimento

“Criar condições e oportunidades que possibilitem o desenvolvimento logístico multimodal, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais gerando transformação nos vetores de transporte, de produção e armazenagem dos Corredores Logísticos e Multimodais Brasileiro.”

Visão - Nossa meta

“Sermos reconhecidos como referência na integração de um banco de dados e ações que promovam o desenvolvimento econômico, sustentável e social de todos os Corredores Estratégicos do Brasil.”