Histórico

Em 1996 um grupo de empresários do nordeste do Mato Grosso e do sul do Pará resolveram profissionalizar uma associação de produtores do Médio Araguaia, que realizou, em parceria com a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins - AMAT, o I Encontro Sobre o Corredor Centro Norte, em Santana do Araguaia-PA e que teve a participação do então Ministro dos Transportes, Dr. Eliseu Padilha.
Em 12 de novembro de 1998, no Senado Federal, foi realizado o II Encontro sobre o Corredor Centro Norte, e onde novamente participou o então Ministro dos Transportes, Dr. Eliseu Padilha. Este evento teve uma forte presença de representantes empresariais dos estados do Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão. A partir deste encontro uma parceria com a Companhia Vale do Rio Doce - CVRD dentre outras, fez o movimento em defesa do Corredor crescer, surgindo daí o Comitê Pró-Hidrovia que teve seu lançamento na Câmara dos Deputados em 28 de abril de 1999.

O V Encontro foi realizado dentro da 3ª MEGAFEIRA, Feira de Agronegócios Intinerante que aconteceu às margens da BR 158 em São Félix do Araguaia-MT em 2001, o 1° Comboio de Caminhões Rumo Norte, com 10.000 toneladas de grãos, em 300 bitrens e rodotrens, que saíram de Água Boa, Canarana e Querência percorrendo 1300km sendo 400km em estradas de terra, até chegar ao terminal Multimodal da Ferrovia Norte Sul em Porto Franco, no Maranhão. Este fato teve repercussão nacional fazendo o empresariado voltar suas atenções ao Corredor Centro Norte.
A partir daí foram realizadas mais cinco MEGAFEIRAS todas voltadas a fomentar o Corredor e três Encontros sobre o Corredor até chegarmos ao IX Encontro que foi realizado em 2004, em Colinas do Tocantins e que foi precedido de mais uma viagem de comitiva composta por empresários e representantes dos governos Federal e Estadual, que teve a presença do então Presidente da CONAB, Luis Carlos Guedes Pinto, sendo que ele foi Ministro da Agricultura de 2006 a 2007.

O XI Encontro foi realizado na CONAB em Brasília no ano de 2005, pelo agora Comitê do Corredor Centro Norte. O evento foi um sucesso tendo a participação de empresários de todo o Brasil e representantes de inúmeros Ministérios do Governo Federal. Logo após a realização do XI Encontro foi decidida pela criação da ADECON.
O lançamento oficial da ADECON ocorreu no Maranhão e foi feito durante a realização do XIII Encontro do Corredor, no dia 17 de maio de 2006 e no qual houve a participação de quase 500 pessoas. Este evento se realizou através de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA.
Diante das demandas da sociedade e após a greve dos caminhoneiros no primeiro semestre de 2018 a instituição vem passando por uma reestruturação e em breve ela será reconhecida como Agência de Desenvolvimento dos Corredores Multimodais - ADECOM.